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e Gestão Estratégica de Negócios

Por que Siegen?

Por que siegen?

Palavra vinda do idioma alemão
sie.gen ['zi:gen] - Sinônimo de "Vencer", "Triunfar". Pronuncia-se "Zíguen"

Histórico

A Siegen foi fundada em junho de 1996 por Augusto Paes Barreto e Fábio Astrauskas, quando o Brasil estava começando a sentir os efeitos do processo de estabilização econômica e controle inflacionário, iniciado em 1994 com o Plano Real. Ficava claro, naquela época, que os empresários teriam que voltar suas atenções para os custos, uma vez que o ajuste das contas por remarcação de preços deixaria de ser o principal instrumento de gestão. Na área financeira o perfil de profissionais estava mudando radicalmente, valorizando profissionais com capacidade de negociação com fornecedores e clientes em vez de bons negociadores com bancos apenas.

A alta dos juros e as sucessivas crises cambiais que o país enfrentou também foram um cenário dificil para o empresário brasileiro. Profissionalizar a gestão financeira e pensar estrategicamente passou a ser uma necessidade para enfrentar as adversidades. Assim desde o início, a Siegen dedicou-se às atividades de consultoria em gestão financeira para empresas em situações adversas, tais como concordatas, greves, crises de sucessão e divergência entre sócios.

A partir de 2001, a Siegen expandiu sua atuação para consultoria nas áreas de marketing, vendas, produção e administração geral. Foram incorporados novos colaboradores e desenvolvidas metodologias que asseguram resultados positivos desde o início das atividades.

Atualmente, a Siegen tornou-se uma das mais conceituadas empresas de consultoria em gestão estratégica de negócios e recuperação de empresas. São mais de 50 colaboradores treinados e motivados, prontos para encontrar e implementar soluções para a recuperação e o crescimento sustentável de seus clientes.

Missão

A missão da Siegen é aumentar a capacidade de geração de caixa de seus clientes, por meio da reestruturação financeira, comercial, operacional e administrativa, utilizando técnicas e instrumentos de consultoria em gestão empresarial.

Os resultados alcançados deverão promover o crescimento sustentável de nossa organização, bem como desenvolver e manter colaboradores de alto desempenho profissional.

Palavras-Chave:

  • Desenvolver soluções: propor e executar
  • Aperfeiçoar: processo de melhoria contínua
  • Administração estratégica: planejar, organizar, dirigir e controlar
  • Técnicas e instrumentos de gestão e consultoria: nossos produtos
  • Alto desempenho: novos valores

Valores

Realização: representar valores cuja meta central é o sucesso, através da demonstração de competência da Siegen e de seus colaboradores. Desempenho competente é uma exigência para sobrevivência da Siegen e permanência do colaborador neste contexto.

Conformidade: refere-se a definição de limites das ações organizacionais e comportamentos de seus membros, dando prioridade ao respeito às regras e modelos de comportamentos tanto no ambiente de trabalho quanto no relacionamento de outras organizações.

Bem-estar: preocupação da Siegen em proporcionar satisfação ao colaborador, atentando-se para a qualidade de vida.

Prestígio Organizacional: a Siegen e seus colaboradores buscam o prestígio, admiração e respeito da sociedade devido a qualidade dos seus serviços e credibilidade em suas ações.

Autonomia: busca de aperfeiçoamento constante dos colaboradores e da Siegen, que se expressa através da competência, curiosidade, criatividade, variedade de experiências, definição de objetivos profissionais e abertura para os desafios.

Sócios

Augusto Paes Barreto (1938)

Augusto Paes Barreto (1938)

É economista. Na área governamental, foi diretor da CEDESP, PROMOCET, CODESPAULO, chefe de gabinete da Secretária de Negócios, Indústria, Comércio e Turismo do Estado de São Paulo e chefe de gabinete do Ministério do Trabalho.

Na área privada foi diretor do Banco FINASA de Investimentos, onde foi responsável direto pela abertura de capital de mais de 40 empresas. Foi diretor vice-presidente da IAP Fertilizantes, além de membro do Conselho Administrativo de diversas empresas, inclusive VASP S.A. e S.A. Chapecó. Foi sócio da ETAE - Auditores Independentes e, na área acadêmica, foi professor da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing e Fundação Valeparaibana de Ensino.


Fábio Bartolozzi Astrauskas (1965)

Fábio Bartolozzi Astrauskas (1965)

Engenheiro (Escola Politécnica – USP) e economista (FEA-USP), com MBA pela FIA-USP em gestão executiva internacional. É sócio da consultoria Siegen, que desde 1996 especializou-se na recuperação de empresas em crise. Participou de processos de reestruturação de diversas empresas, entre elas Chapecó Alimentos, Reiplas, Sansuy, BrasilEcodiesel (Atual Vanguarda), Directlog. É Mestre em Administração pela FEA–USP, com foco em planejamento e administração na Recuperação Judicial, sendo o autor do primeiro estudo acadêmico sobre o tema no Brasil. Sua dissertação de mestrado está entre as mais visitadas no site de teses da USP. No governo federal, foi chefe do setor de informática da Divisão de Arrecadação da 8a SRF. Atuou como gestor ou principal executivo em diversos clientes, sendo também, em alguns casos, membro do Conselho Administrativo. Seu foco de atuação é na gestão estratégica, sucessão, profissionalização de empresas familiares e elaboração de Planos de Recuperação Judicial.

É membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. É membro fundador e conselheiro fiscal da TMA Brasil, entidade internacional que reúne os mais respeitados profissionais de reestruturação de empresas no Brasil e exterior. Na área acadêmica, foi professor adjunto do Centro Universitário FMU na Faculdade de Economia entre 1993 e 1999 e atualmente professor e coordenador do INSPER para o curso Turnaround de Empresas: da reestruturação à recuperação. Palestrante convidado, autor de vários artigos sobre gestão, recuperação judicial, sucessão familiar.

Metodologia

Para executarmos nossas tarefas ("dirigir bem um negócio"), embasamos nossa atividade em dois conceitos fundamentais:

  • Planejamento & Controle ("administrar o futuro")
  • Sistemas de Informação ("administrar a informação")

Nosso método consiste em analisar a situação atual da empresa, por meio de dados fornecidos e entrevistas com os principais executivos e membros do staff, realizando-se um diagnóstico. O diagnóstico é discutido com os principais envolvidos, definindo-se planos de ação alternativos (cenários). Quando necessário, ainda, disponibilizamos uma equipe de consultores para atuar de forma integrada aos executivos nas tarefas de administração da empresa ou implementação de um projeto.

As ações propostas são executadas dentro dos prazos estabelecidos em cada cenário, tomando-se cuidado para que produzam efeito imediato a partir de seus inícios. Os cenários são constantemente revistos e rediscutidos para aprimorar o conhecimento dos envolvidos.

Ao final de nossos trabalhos, os envolvidos (executivos e staff) adquirem novas e poderosas ferramentas de gestão.

Nossa Equipe

A equipe da Siegen é composta por mais de 50 administradores, engenheiros, economistas e contadores motivados pelo espírito empreendedor, que assimilaram os valores da empresa e praticam esses valores em todos os aspectos da sua vida profissional.

O total comprometimento de membro da equipe garante o cumprimento de suas funções em todas as etapas dos projetos a que a Siegen se dedica, sempre dentro dos parâmetros de um comportamento ético e da forma mais correta sob todos os aspectos.

A criatividade desses profissionais reflete-se em constante inovação criando procedimentos e soluções personalizadas que se integram às plataformas já existentes e aperfeiçoam os resultados de nossa atuação.

Nossos Gerentes de Projetos:

Alexandre Temerloglou
Gilmar Teixeira Lino
Guillermo S. Braun
Jackson B. Marques

Jailson dos S. Campos
Marcio Dias Boscolo
Ricardo F. Vasconcelos
Rodrigo H. Yamabe

20 Anos

Em junho de 2016, a Siegen completou 20 anos de existência e como forma de comemoração dessas duas décadas de história, a empresa passou a utilizar um logo comemorativo durante o ano. Além disso, ampliou suas instalações para um novo escritório, podendo assim melhor atender seus clientes e também sua equipe de consultores. Foto do escritório: Martin Szmick.

20 anos
recepcao
reuniao

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Sobre a Siegen

A missão da Siegen é aumentar a capacidade de geração de caixa de seus clientes, por meio de reestruturação financeira, comercial, operacional e administrativa, utilizando técnicas e instrumentos de consultoria em gestão empresarial. Os resultados alcançados deverão promover o crescimento sustentável de nossa organização, bem como desenvolver e manter os colaboradores de alto desempenho profissional.

Contato
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  • Fone: +55 11 3026-9231
  • E-mail: contato@siegen.com.br
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    Segunda a Sexta das 8h às 17h
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